quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O terror em letras (I)

Desde bem pirralha eu gosto de ler. Mas gosto MUITO.
Os primeiros livros que me chamaram a atenção foram os de terror.
Seguem alguns dos que eu mais gosto. :)


Acho que todo mundo que gosta de terror e livros já leu alguma coisa do Stephen King.
O primeiro dele que li foi Carrie e nem preciso dizer que me apaixonei por ele. Li com uns 11 anos, mas "roubaram" a edição que eu tinha em casa, então ganhei essa mais moderna em 2003.
O Iluminado eu tive que ler uma segunda vez para gostar. Na primeira achei bem arrastada, na segunda, se tornou um dos meus livros preferidos de todos os tempos. Engraçado pensar que o King não gostou da versão que Kubrick levou para o cinema. Eu adoro!
Gosto muito de O Cemitério também, mas infelizmente não o tenho em casa. 
Nada melhor do que misturar King com Ramones. :)





Dois livros mais do que clássicos!
Nem preciso comentar nada sobre A Profecia e nosso querido Damien. Mais uma adaptação para o cinema que eu acho que deu realmente certo. Tive a oportunidade de ler a sequência que fizeram, mas devo dizer que achei um lixo. Livro escrito apenas visando o lucro!
O Exorcista é outro que dispensa comentários! Esse da foto é o roteiro original, cheio de fotos das filmagens e curiosidades. É um dos livros que eu mais gosto da coleção daqui de casa. Infelizmente não tenho mais o romance em si. Isso que dá emprestar para pessoas que não possuem cuidado algum. ¬¬


Li esse A Entidade quando eu tinha uns 14 anos e lembro de não gostar muito. Mas começa com uma mulher sendo estuprada por um espírito. Ok, é válido.
As Duas Vidas de Audrey Rose é mais conhecido, porque também teve adaptação para o cinema e fez um certo sucesso. Uma menina começa a sentir as mesmas coisas que outra sentia. Trata de reencarnação de uma forma bem interessante. E livros de terror que envolvem crianças são sempre mais assustadores.


Jay Anson. Este senhor foi o responsável por muitos de meus pesadelos. 
666 nem é tão pesado assim, mas Horror em Amityville me fez varar noites e noites sem dormir. 
Um casal se muda com sua família para uma casa em que aconteceram assassinatos no passado. Coisas estranhas começam a acontecer, barulhos e comportamentos bizarros. Dizem ter sido inspirado em um caso real. No próprio livro tem fotos da real família Lutz, bem como mapas da casa e desenhos da filha mais nova do casal. Em breve devo fazer um post sobre esse caso, pois me interessa muito.
Só digo que passei meses e mais meses vendo olhinhos vermelhos na janela do meu quarto! 


Agora o clássico: Edgar Allan Poe!
Seus contos são bem descritivos e intensos. O terror vai crescendo de acordo com a narrativa. Impossível esquecer de contos como O Gato Preto, A Queda da Casa de Usher e O Barril de Amontilado
Há inúmeras adaptações de Poe para o cinema, mas as melhores são definitivamente as interpretadas por Vincent Price.
Tim Burton que o diga com seu Vincent. :)


Esse box está na coleção daqui de casa há muito tempo, não faço idéia do ano que foi comprado, mas lembro que foi MUITO barato. Reune clássicos do Poe, Doyle, Agatha Christie, Stoker e Stevenson.

E para fechar, aquela que eu considero a melhor capa de terror de toda a história.


Não coloquei clássicos como Drácula e Frankenstein, pois terão outros posts só para eles. Anne Rice idem.

Alguma indicação? :)

4 comentários:

  1. Tenho uma indicação de livro pra você, mas não é ficção. Trata-se de 120 resenhas de filmes de terror "B", é delicioso de ler e ainda traz informações como se saiu em DVD ou VHS nacional.
    Comprei pelo estante virtual que é o que sai mais barato, praticamente com o autor mesmo.
    "Cemitério Perdido dos filmes B" , do César Almeida, acho que vc vai gostar muito!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela dica, Alana.
    Já garanti o meu no Estante Virtual.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Temos as mesmas edições de "O Iluminado" e de "Histórias Extraordinárias". ;)

    Já leu algum do H. P. Lovecraft? ADORO! Recomendo dois livros dele: "Um sussurro nas Trevas" e "O Caso de Charles Dexter Ward". Magia negra e horror, muito bom.
    Um filme baseado numa de suas obras, e que também gosto muito é o "Necronomicon" http://www.imdb.com/title/tt0107664/ A produção peca um pouco, mas as histórias são fantásticas! ;)

    ResponderExcluir
  4. Várias pessoas já me indicaram Lovecraft, mas nunca vi. Sempre deixo a leitura para depois. Mas valeu pela dica, vou ler assim que possível. :)

    ResponderExcluir