sexta-feira, 14 de outubro de 2011

You, me, this whole nation is a victim.

Gosto bastante de filmes ditos subversivos. Basta dar uma olhada nos arquivos do blog, há vários posts sobre intitulados "Elogio ao mau gosto". Gosto de coisas pouco convencionais, mas também acho que há limite para tudo.

Nos anos 70 tivemos um boom desse tipo de filme: "Thriller", "Pink Flamingos", "120 Dias de Sodoma" e outros tantos. Claro que muita coisa era absurda, mas se pensarmos na época, faz sentido. Cada um tinha sua crítica e até mesmo quando queriam apenas chocar, conseguiam. Mas e em 2011? O que é absurdo hoje em dia? Nenhuma cena de sexo seria novidade, nem de tortura e muito menos de "escatologia". Muitos diretores/roteiristas sabem bem disso e resolvem apelar. 


Eu já tinha ouvido falar do tal "A Serbian Film", mas nunca dei atenção. Até que começaram a pipocar notícias sobre a proibição da exibição do mesmo aqui no Brasil. Muitos amigos me falaram mal dele, mas resolvi dar uma chance. Posso dizer claramente que perdi tempo.

Um ex ator pornô é convidado a atuar num filme de "arte", aceita sem saber no que está se metendo e aí seus problemas começam. Até aí parece bacana, mas não há nada além de cenas mal feitas que querem chocar e não chegam a lugar algum. Como eu disse acima, alguns diretores apelam, e foi o caso aqui. Há uma diferença enorme entre a subversão e a falta de bom senso. Em "A Serbian Film" quiseram fazer críticas, mas utilizaram dos recursos errados. Utilizar cenas de pedofilia NÃO é ser subversivo, é apenas estar desesperado para chamar atenção. De fato, conseguiu, mas não ganharam nada além do desprezo de boa parte do público.



Não sou moralista, longe disso, apenas não admito que certas coisas sejam mostradas como forma de "arte" ou "crítica". 

5 comentários:

  1. Já ouvi falar muito desse filme, ainda verei.
    Alguns elogiam, outros criticam, e outros ficam indiferente... eu no momento permaneço curiosa. rsrs

    ResponderExcluir
  2. Filme completamente gratuito e que não tem nada a dizer, pra mim. Sequer consigo enxergar a tal 'crítica', só enxergo a vontade de ganhar algum espaço na mídia.

    O exploitation perdeu o sentido quando seus exageros passaram a ser aceitos pelo cinema convencional. Os próprios filmes citados (sem entrar no mérito da qualidade), como 'Thriller' e 'Pink Flamingos' ainda mantém seu apelo quando colocados em um contexto histórico, quando observado o cinema e o mundo da época. Hoje, seriam filmes tecnicamente ruins, apenas.

    Mas 'A Serbian Film' não consegue ao menos ser 'só' um filme tecnicamente ruim. Particularmente, não achei nem que conseguiu sucesso no intuito de chocar. Há choque quando há sentido, quando há um porquê de as coisas acontecerem.

    'Martyrs' choca, 'Calvaire' choca, 'Eden Lake' choca, e nenhum deles tem qualquer tipo de pretensão, como é o caso do patético filme em questão.

    Enfim, a sentença "perda de tempo" serve para resumir tudo que foi dito no seu post e no meu comentário.

    ResponderExcluir
  3. Eu não vi, nem quero ver. Só de ler sobre o filme, fiquei enojado. Não é meu tipo de cinema. O texto mostra bem o pensamento sobre o filme, show de bola.

    ResponderExcluir
  4. Não é meu tipo de cinema. [2]
    Endosso o comentário do Nikolai apenas

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei esse filme pois mostra realidade se a pedofilia e uma realidade por que não mostra-la,isso não quer dizer que vc seja um pedofilo so por assistir ora bolas,e ademais o pai não sabia que estava transando com seu filho no entanto que quando descobre ele da um fim ridiculo em suas vidas.Ele não deveria se sentir culpado pois ele não sabia achei o personagem um peidão.Sou realista se não gostar do comentario pode excluir.Respeito a opnião dos outros.Mas a minha não mudo nunca.

    ResponderExcluir